Aqui temos algumas impressoes e opinioes da emissao que podem re-ouvir no arquivo. E depois algumas fotografias da manifestacao "flashmob" do movimento #onebillionrising na Praca 8 de Maio que tinha lugar no dia 14.
Por fim, no fundo da página encontram algumas ligacoes uteis para informar-se mais profundamente sobre o assunto.
Sole sobre o movimento V-Day ou #onebillionrising:
"O Movimento V-Day é uma organização não governamental de ativistas que lutan em quasi 147 países contra a violência sobre mulheres. Este ano o V-Day celebra o 15º aniversário com a sua mais ambiciosa campanha até ao momento. Chama-se "One bilion rise" e pretende envolver mil milhões de mulheres e cidadãos solidários em todo o mundo para chamar a atenção para o grande problema da violência contra mulheres e jovens. A data escolhida é 14 de Fevereiro, amanhã!
O “V” do Movimento V-Day corresponde a três vezes a letra v – Vitória, Valentim (ou seja protector do amor) e Vagina. Mil milhões (ou um bilião, em inglês) é o número de mulheres que, segundo as estatísticas, são vítimas de violência durante as suas vidas. No dia de amanhã, as ações previstas incluem performances de dança, caminhadas, petições, e formas de luta social como greves."
Eve sobre o papel geral da mulher chinêsa e o ideal da sociedade:
“Nós somos mais conservadoras. Na sociedade: alguns trabalhos preferem homens, porque as mulheres quando têm filhos param de trabalhar algum tempo e têm muitas coisas que os rapazes não precisam de fazer que vão pedir férias.
Muitos empregos são ocupados pelos homens porque a discriminação ainda existe, mas está cada vez melhor. Muitas pessoas ainda pensam que mulheres têm de ficar em casa, tratando coisas domesticas, da limpeza, cozinha, educação dos filhos...
Nos relacionamentos: a mulher é mais passiva; é considerado melhor ser menos educada (ter menos estudos) do que o namorado/marido, é melhor ser muito caseira e saber fazer as coisas da casa e por fim é melhor não fumar, beber, sair muito.... uma mulher que tem uma vida regular é preferivel.”
As ligacoes para informacao do fundo/casos interesantes, etc...
- rape myths: http://www.d.umn.edu/cla/
faculty/jhamlin/3925/myths. html http://www.rapecrisis.org.uk/ mythsampfacts2.php
-
rape culture: http://en.wikipedia.org/wiki/
Rape_culture
- cologne case (Catholic church and rape): http://www.spiegel.de/
international/germany/ catholic-church-counters- claim-its-hospitals-turned- rape-victim-away-a-878215.html
-
violencia domestica em portugal: http://www.esquerda.net/
dossier/o-fen%C3%B3meno-da- viol%C3%AAncia-dom%C3%A9stica- em-portugal
- o movimento #onebillionrising: http://onebillionrising.org/
- casual sexism in germany, movimento #outcry http://www.nytimes.com/2013/
01/29/world/europe/29iht- germany29.html?_r=0
Sem comentários:
Enviar um comentário