15/02/2013

Mulheres no Mundo - O Mundo das Mulheres?!

No programa do 06/02/2013 falavamos com os nossos convidados David da Espanha e Edgar da Angola (e com as Babelianas Eve da China, Sole da Argentina e Ola da Polônia, certamente...) sobre o papel das mulheres nas suas sociedades. Porque o dia seguinte, 14 de fevereiro, salvo de ser o dia dos namorados, também é o dia da accao contra a violência contra a mulher.

Aqui temos algumas impressoes e opinioes da emissao que podem re-ouvir no arquivo. E depois algumas fotografias da manifestacao "flashmob" do movimento #onebillionrising na Praca 8 de Maio que tinha lugar no dia 14.

Por fim, no fundo da página encontram algumas ligacoes uteis para informar-se mais profundamente sobre o assunto.

Sole sobre o movimento V-Day ou #onebillionrising:

"O  Movimento V-Day é uma organização não governamental de ativistas que lutan em quasi 147 países contra a violência sobre mulheres. Este ano o V-Day celebra o 15º aniversário com a sua mais ambiciosa campanha até ao momento. Chama-se "One bilion rise" e pretende envolver mil milhões de mulheres e cidadãos solidários em todo o mundo para chamar a atenção para o grande problema da violência contra mulheres e jovens. A data escolhida é 14 de Fevereiro, amanhã!
O “V” do Movimento V-Day corresponde a três vezes a letra v – Vitória, Valentim (ou seja protector do amor) e Vagina. Mil milhões (ou um bilião, em inglês) é o número de mulheres que, segundo as estatísticas, são vítimas de violência durante as suas vidas. No dia de amanhã, as ações previstas incluem performances de dança, caminhadas, petições, e formas de luta social como greves."


 Eve sobre o papel geral da mulher chinêsa e o ideal da sociedade:

Nós somos mais conservadoras. Na sociedade: alguns trabalhos preferem homens, porque as mulheres quando têm filhos param de trabalhar algum tempo e têm muitas coisas que os rapazes não precisam de fazer que vão pedir férias.  
Muitos empregos são ocupados pelos homens porque a discriminação ainda existe, mas está cada vez melhor. Muitas pessoas ainda pensam que mulheres têm de ficar em casa, tratando coisas domesticas, da limpeza, cozinha, educação dos filhos... 
Nos relacionamentos: a mulher é mais passiva; é considerado melhor ser menos educada (ter menos estudos) do que o namorado/marido, é melhor ser muito caseira e saber fazer as coisas da casa e por fim é melhor não fumar, beber, sair muito.... uma mulher que tem uma vida regular é preferivel.”




As ligacoes para informacao do fundo/casos interesantes, etc...






















Sem comentários:

Enviar um comentário