14/02/2013

O Dia dos Namorados

O dia 14 de fevereiro é o Dia dos Namorados. Más por que?


Então, São Valentim de Teramo (na Italia) foi um obispo romano do século 3 depois de Cristo, que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II. Este imperador tinha proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
 
Além de continuar celebrando casamentos, São Valentim de Teramo celebraba casamentos em segredo apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. 



Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão a sua sentença, ele se apaixonou pela filha dum carcereiro. A menina era cega mas ele, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. 

Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim” (“your Valentine”, in english). Valentim morreu como mártir no dia 14 de fevereiro. 

Hoje este dia é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com o mesmo simbolismo, como as tradicionais caixas de bombons. Mas no Brasil, por exemplo, a data é comemorada no dia 12 de junho.)


Sem comentários:

Enviar um comentário